União Brasil e PP oficializam federação partidária nesta terça-feira (19)

União Brasil e PP oficializam federação partidária nesta terça-feira (19)

Brasil – Em um movimento que redefine o tabuleiro político nacional, os partidos União Brasil (UB) e Progressitas (PP) oficializaram na tarde desta terça-feira (19) a criação de uma federação partidária, batizada de União Progressista (UPb).

Uma convenção foi realizada para oficializar a união partidária, após as direções de cada partido aprovarem, em reuniões separadas, o estatuto que guiará a atuação da nova força política.

(Foto: Reprodução)

A federação, anunciada há quase quatro meses, é a consolidação da maior força partidária do país em números absolutos. Juntos, os dois partidos somam:

  • 109 deputados federais (maior bancada da Câmara)
  • 15 senadores (maior bancada do Senado, com a chegada iminente da senadora Margareth Buzetti ao PP)
  • 7 governadores (incluindo o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) e o recentemente filiado Eduardo Riedel (MS))
  • 1.335 prefeitos
  • 12.398 vereadores
  • 186 deputados estaduais e 4 distritais

Além do poder político, a federação terá acesso à maior fatia dos fundos públicos. Com base na distribuição de 2024, a federação teria direito a R$ 953,8 milhões do Fundo Eleitoral e R$ 197,6 milhões do Fundo Partidário, valores que superam todos os outros partidos, incluindo o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Comando compartilhado e estratégia para 2026

A condução da federação será compartilhada, inicialmente, entre o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda. O estatuto estabelece que esse comando dual vai até o fim deste ano.

A partir de 2026, a presidência será exercida exclusivamente por Rueda, com Ciro Nogueira como vice-presidente, em uma candidatura de centro-direita.

O União Brasil já tem um pré-candidato natural: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Já Ciro Nogueira é um dos entusiastas de uma articulação em torno do nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Federação na Capital Amazonense e no estado

Em Manaus (AM) a federação conta com 8 vereadores (2 do Progressistas e 6 do União Brasil) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e permanece com a mesma configuração de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *