Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante entrevista, afirmando que o tratamento dado ao aliado tem sido desigual. “Eles estão tratando o presidente Bolsonaro muito desigualmente, ele é um bom homem. Eu conheço ele bem, negociei com ele”, disse Trump.
Trump destacou que Bolsonaro era um negociador difícil, mas sempre honesto. “Ele era um cara muito difícil de negociar com. Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito difícil em negociações, mas ele também era muito honesto, e eu conheço os honestos e conheço os perigosos”, afirmou. As declarações de Trump ocorrem em meio aos processos enfrentados por Bolsonaro no Brasil, incluindo acusações de golpe de Estado após os atos de 8 de janeiro de 2023.
Na última quarta-feira (9), Trump enviou uma carta para o presidente Lula (PT) alegando motivos comerciais e política para impor tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA. A nova taxa deverá entrar em vigor em 1º de agosto.
Logo no início da carta, Trump cita Jair Bolsonaro dizendo ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). “Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, ordenou.
Leave a Reply