Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (1º) que está aberto a conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “a qualquer momento” sobre tarifas e atritos comerciais entre os dois países. Em declaração dada na Casa Branca durante entrevista a jornalistas, Trump adotou um tom ambíguo, ao mesmo tempo em que se disse disponível para o diálogo, aproveitou para criticar decisões do governo brasileiro.
“Ele pode falar comigo quando quiser. Vamos ver o que acontece. Eu amo o povo brasileiro”, disse Trump. Em seguida, alfinetou: “As pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada.”
A fala, embora breve, reacende tensões diplomáticas e evidencia o clima de instabilidade nas relações comerciais entre Brasil e EUA. Trump, que atualmente é figura central nas eleições norte-americanas, não especificou quais medidas ou decisões do governo brasileiro considera equivocadas.
O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre as declarações.
As trocas de farpas ocorrem em um momento em que os dois países discutem temas como tarifas sobre exportações, acordos comerciais e posicionamentos divergentes em fóruns internacionais.
Leave a Reply