Brasil – O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi punido nesta quinta-feira (4) pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por envolvimento em manipulação de resultado. O julgamento concluiu que o jogador teria forçado a aplicação de um cartão amarelo em partida contra o Santos, realizada em outubro de 2023, para atender interesses de apostadores.
A decisão prevê suspensão de 12 jogos e multa de R$ 60 mil ao atleta. A defesa ainda pode recorrer ao Plenário do STJD e tentar um efeito suspensivo da punição.

Além de Bruno Henrique, também foram condenados o irmão do jogador, Wander Nunes Pinto Junior, e três amigos dele: Claudinei Vitor Mosquete Bassan, Andryl Sales Nascimento dos Reis e Douglas Ribeiro Pina Barcelos. Todos foram citados na denúncia apresentada pela Procuradoria do tribunal em agosto deste ano.
De acordo com a acusação, Bruno Henrique teria reforçado um compromisso assumido com apostadores por meio de mensagens enviadas ao irmão, garantindo que receberia o cartão durante o jogo. O STJD enquadrou a conduta nos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tratam de atos prejudiciais à equipe e de práticas contrárias à ética esportiva.
A pena aplicada ao atacante é considerada uma das mais severas para esse tipo de infração, podendo se tornar ainda maior em caso de reincidência. Agora, o Flamengo aguarda a definição sobre o recurso para saber se poderá contar com o jogador enquanto o processo segue em tramitação.
Leave a Reply