Manaus (AM) – Apesar de estar proibido de sair do país por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) viajou aos Estados Unidos durante o recesso parlamentar, utilizando o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, como rota de saída. A viagem foi realizada com passaporte diplomático, mesmo após o ministro Alexandre de Moraes ter determinado a apreensão do documento e negado pedido de deslocamento internacional do parlamentar.
A informação foi revelada neste sábado (27) pelo portal UOL. Conforme a reportagem, Do Val teria deixado o Brasil no último dia 19 de julho, burlando o controle judicial, em um possível movimento para evitar o maior monitoramento nos aeroportos das regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde as autoridades concentram as fiscalizações de figuras públicas com restrições judiciais.
A decisão de Moraes, datada de agosto de 2023, não apenas determinava a retenção dos passaportes — inclusive o diplomático — como também impunha o bloqueio de R$ 50 milhões em bens do senador. As medidas fazem parte de um inquérito que investiga ataques e ameaças de Do Val a membros da Polícia Federal.
Leave a Reply