Brasília (DF) – O senador Hamilton Mourão (Republicanos) criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta terça-feira (15) durante sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Conhecido por seu tom direto, Mourão defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas afirmou que Trump não deve “meter o bedelho” nos assuntos internos do Brasil.
“Eu quero deixar uma coisa aqui muito clara. Da mesma forma, caros colegas aqui, que eu não aceito que o Macron, que a Greta Thunberg, que o Leonardo DiCaprio e outros venham meter a mão em coisas aqui do Brasil, eu também, e aí o senador Humberto Costa somos oposição um ao outro, mas eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso aqui que é interno nosso”, disparou Mourão.
Mourão disse que Bolsonaro sofre injustiças, mas defendeu que apenas os brasileiros podem resolver a situação do ex-presidente, réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal. “Há uma injustiça sendo praticada quanto ao presidente Bolsonaro? Há uma injustiça sendo praticada. Mas compete a nós brasileiros resolvermos isso. Então, é essa a última mensagem que eu quero deixar”, afirmou o senador.
Taxa de Trump
Na última quarta-feira (9), Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. Em carta enviada ao presidente Lula (PT), Trump usou a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro como justificativa para o ataque comercial ao Brasil.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump no documento.
Leave a Reply