Lula está nos Estados Unidos para participação crucial na Assembleia da ONU

Lula está nos Estados Unidos para participação crucial na Assembleia da ONU

Mundo – O presidente Lula (PT) desembarcou no último domingo (21) em Nova York, nos Estados Unidos da América (EUA) para uma agenda intensa na 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como um de seus pontos centrais a busca por uma solução pacífica para a questão palestina.

Nesta segunda-feira (22), o presidente participa da Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina, convocada por França e Arábia Saudita.

Veja vídeo

O evento, que começa às 16h (horário de Brasília), ocorre em um momento significativo, no domingo (21), os primeiros-ministros do Reino Unido, Canadá e Austrália anunciaram formalmente o reconhecimento do Estado da Palestina.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro espera que a conferência sirva para que mais países sigam o mesmo caminho.

O que esperar da participação de Lula

(Foto: Divulgação)

Como manda a tradição desde 1955, o Brasil será o primeiro país a discursar no debate geral da Assembleia. A fala de Lula está marcada para a manhã de terça-feira (23), logo após os pronunciamentos do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da assembleia, a alemã Annalena Baerbock.

A agenda do presidente brasileiro inclui ainda, na quarta-feira (24), a segunda edição da cúpula “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, iniciativa copresidida por Brasil, Chile e Espanha.

O evento reúne representantes de aproximadamente 30 países para discutir cooperação internacional contra a desinformação, o discurso de ódio e a deterioração das instituições.

(Foto: Reprodução)

Lula copresidirá, também no dia 24, um evento com o secretário-geral da ONU sobre o tema, onde devem ser apresentadas novas metas climáticas nacionais (NDCs).

Haverá ainda um evento organizado pelo Brasil para angariar apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, a ser lançado em Belém, no período da COP-30

A comitiva presidencial, que inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), estão com o presidente.



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *