Jair Bolsonaro é preso preventivamente pela PF em Brasília

Jair Bolsonaro é preso preventivamente pela PF em Brasília

Brasília (DF) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) em Brasília, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Polícia Federal (PF).

A detenção, realizada por volta das 6h, é uma medida cautelar e não está diretamente ligada ao cumprimento da pena de 27 anos de prisão pela qual foi condenado por tentativa de golpe de Estado.

Segundo informações, Bolsonaro foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde ficará custodiado em sala de Estado, ambiente reservado para o recebimento de autoridades de alto escalão, como ex-presidentes da República.

Em nota, a PF confirmou o cumprimento do mandado “conforme determinação judicial”.

Contexto da defesa e condenação anterior

Na última sexta-feira (21), os advogados do ex-presidente protocolaram um pedido ao ministro do STF Alexandre de Moraes para substituir o regime inicial fechado por uma prisão domiciliar por motivos humanitários.

No habeas corpus, a defesa diz que Bolsonaro possui “quadro clínico grave” e “múltiplas comorbidades”, argumentando que uma transferência para o sistema prisional tradicional poderia representar um “risco concreto à vida” do ex-presidente.

O pedido visa assegurar a prisão domiciliar até que todos os recursos contra a condenação sejam apreciados pelo Judiciário.

Condenado em primeira instância em setembro, Bolsonaro ainda recorre da decisão em liberdade, uma vez que o processo não transitou em julgado.

Nota de Michelle Bolsonaro

Em suas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro reagiu à prisão do marido. “Nós não vamos desistir da nossa nação. Confio na Justiça de Deus. A justiça humana, como temos visto, já não se sustenta”, escreveu.

Ela citou o atentado a faca sofrido por Bolsonaro em 2018, e afirmou que as sequelas do evento persistem. Michelle encerrou a nota informando que estava no Ceará a trabalho e aguardando um voo para Brasília, quando recebeu a notícia.

(Imagem/Reprodução/Instagram/@michellebolsonaro)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *