Governo Lula antecipa contratação de brigadas federais contra incêndios florestais no AM

Governo Lula antecipa contratação de brigadas federais contra incêndios florestais no AM

Manaus (AM) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou, por meio da Portaria nº 60, de 8 de maio de 2025, a contratação temporária de brigadas federais para atuação em 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais durante o período crítico de estiagem. A medida inclui contratações em diferentes modalidades: brigadas convencionais, especializadas, de pronto emprego, brigadas de queima prescrita, além de supervisores e agentes federais.

No Amazonas, onde a pressão sobre os biomas florestais tem aumentado, serão implantadas diversas frentes de trabalho. Receberão brigadas os municípios de Humaitá, Lábrea (com duas brigadas), Barreirinha, Nova Olinda do Norte, Apuí e Autazes. Além disso, o estado contará com 14 brigadistas de queima prescrita, 1 chefe de esquadrão de queima prescrita, 3 supervisores estaduais de brigadas, além de 1 agente federal de informação em Humaitá e outro em Manaus.

A portaria também autoriza a criação de brigadas federais em estados como Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Tocantins, Goiás, e outros com histórico elevado de queimadas. A estrutura de cada brigada varia conforme a demanda local, podendo contar com até 2 chefes de brigada, 6 chefes de esquadrão e 36 brigadistas. Brasília será base de operações para supervisores e brigadistas de pronto emprego.

Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a ampliação das contratações busca “reforçar a capacidade de resposta às emergências ambientais, diante do agravamento das condições climáticas e do risco de incêndios em áreas protegidas”.

A portaria também revoga atos anteriores de anos passados, unificando as diretrizes atuais para o Prevfogo.

Em 2024, o Amazonas entrou em estado de emergência ambiental por conta das queimadas, que gerou uma onda de fumaça atingindo todas as 62 cidades, incluindo a capital Manaus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *