Brasil – Em meio à crescente tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao bom humor para comentar o tema. Num vídeo publicado neste domingo (13) pela primeira-dama Janja da Silva nas redes sociais, Lula apareceu colhendo jabuticabas e lançou uma brincadeira direcionada ao presidente norte-americano Donald Trump, que recentemente anunciou tarifas pesadas sobre produtos brasileiros.
“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique com mau humor. Vou levar jabuticaba pra você, Trump”, disse Lula sorrindo, segurando a fruta típica do Brasil.
Na gravação descontraída, o presidente destacou o valor simbólico da fruta: “Você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária. Precisa de muita união e de muita relação diplomática”.
A declaração surge como uma resposta leve ao anúncio feito por Trump na quarta-feira (9), quando o ex-presidente dos EUA comunicou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com entrada em vigor prevista para 1º de agosto.
Reação oficial em andamento
Apesar do tom descontraído do vídeo, o governo brasileiro está a tratar o tema com seriedade. Neste domingo, Lula convocou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para uma reunião de emergência em Brasília. O encontro teve como foco a definição dos ajustes finais para um decreto de retaliação comercial aos Estados Unidos.
Embora as medidas ainda não tenham sido detalhadas, fontes próximas ao governo indicam que o Brasil poderá impor tarifas similares sobre produtos norte-americanos, caso não haja avanço nas negociações diplomáticas.
Leave a Reply