Brasília (DF) – A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) um pedido público de perdão à esquerda, nessa quarta-feira (6), de forma irônica, reconhecendo que os conservadores erraram ao não acreditar no alerta feitos sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, quando o então ministro da Justiça, foi indicado pelo presidente Michel Temer (MDB) em 2017.
No pronunciamento, Damares citou nomes de figuras históricas da esquerda como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-deputado Jean Wyllys, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e até acadêmicos da USP, que na época da sabatina de Moraes alertaram sobre sua postura autoritária.
“Perdão PT, nós não acreditamos em vocês naquele momento e hoje estamos pagando o preço por isso”, afirmou a senadora.
“Perdão ministra Gleisi, perdão Jean Wyllys, perdão PT, nós erramos. Mas os conservadores abriram os olhos”, completou.
Damares ainda mencionou os estudantes de direito e a petição com milhões de assinaturas que, segundo ela, foram ignoradas pela base conservadora no momento da indicação de Moraes ao STF. A senadora classificou o ministro como “tirano”.
O discurso foi feito em meio a um clima de tensão no Congresso, com parlamentares da oposição obstruindo sessões em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada por Moraes. A senadora não mencionou diretamente o caso, mas o tom do pronunciamento remete ao atual desgaste entre bolsonaristas e o Judiciário.
Leave a Reply