Brasil – A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (9) que a defesa da liberdade de expressão é prioridade para o governo norte-americano. A declaração ocorreu após pergunta do jornalista Michael Shellenberger sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo Leavitt, o presidente dos Estados Unidos está disposto a usar “instrumentos econômicos e militares” para proteger o direito à livre manifestação em qualquer parte do mundo. Apesar da fala, a porta-voz destacou que não há novas medidas concretas sendo anunciadas neste momento.
O tema ganhou força após a divulgação de uma carta em que Washington critica diretamente o processo contra Bolsonaro. No texto, o julgamento foi chamado de “caça às bruxas”, e o governo norte-americano anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
Nos últimos meses, o país já havia adotado sanções contra o Brasil, como a suspensão de vistos para ministros do Supremo Tribunal Federal, incluindo Alexandre de Moraes, e a aplicação da Lei Magnitsky.
Diplomatas avaliam que os Estados Unidos podem anunciar novas medidas em meio ao andamento do julgamento, aumentando a tensão entre os governos de Lula e Trump. Entre as possibilidades estariam mais restrições de viagem a autoridades e novas ações financeiras contra o Brasil.
:
Leave a Reply