Apesar de denúncia de nepotismo, Davi Reis anuncia candidatura a deputado estadual

Apesar de denúncia de nepotismo, Davi Reis anuncia candidatura a deputado estadual

Manaus (AM) – Um dia após noticiários locais divulgarem suposto nepotismo na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Casa Legislativa, Davi Reis (Avante) anunciou a pré-candidatura para deputado estadual nas eleições de 2026. A declaração foi nesta quinta-feira (10) em entrevista para uma TV local, seguida de uma nota da assessoria do vereador.

O aliado do prefeito David Almeida (Avante) disse que precisa respeitar a vontade do grupo político, mas afirmou: “serei pré-candidato a deputado estadual”.

Davi defendeu a pré-candidatura dizendo ter adquirido experiência ao longo da trajetória como político, eleito quatro vezes vereador e duas vezes presidente da CMM. Nas eleições gerais de 2022, foi derrotado nas urnas quando concorreu para deputado federal.

“Fui candidato a deputado federal e tive uma votação considerada muito bonita. […] Infelizmente, por critérios e regras eleitorais, não alcançamos nem a suplência”, disse.

Tia Aldenizia

Após denúncia anônima, a Secretaria-Geral de Controle Externo (Secex) abriu um inquérito para investigar a suspeita de nepotismo por Davi Reis, que teria nomeado a tia, Aldenizia Rodrigues Valente, para o cargo de diretora de Contabilidade da Casa Legislativa, função pela qual ela recebe atualmente um salário bruto de R$ 19,2 mil.

O nome de Aldenízia e valores pagos podem ser checados no Portal da Transparência/relação dos servidores. Conforma a Controladoria-Geral da União (CGU), o nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer parentes.

“O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990 também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal”, diz a publicação da CGU.

Fonte: Portal da Trasnparência da CMM

O nome da servidora envolvida na suspeita de nepotismo também aparece no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior eleitoral (TSE). Aldenizia recebeu R$ 2,5 mil referentes a serviços contábeis na candidatura de Davi Reis para a Câmara dos Deputados, como mostra a imagem a baixo.

Fonte: DivulgaCand

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *