Manaus (AM) – A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) alfinetou na manhã desta sexta-feira (16), o senador Plínio Valério (PSDB) após declarações polêmicas do parlamentar federal, que admitiu não entender “porra nenhuma” sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e seus tributos. A declaração da deputada estadual Alessandra Campelo ocorreu durante a Sessão Especial de Lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do Amazonas, na Assembleia Legislativa do Estado do amazonas (Aleam).
Durante discurso incisivo, sem mencionar o nome do senador, Alessandra destacou a responsabilidade de parlamentares em se informar, estudar e compreender temas diretamente ligados à sua função pública. Para ela, o desconhecimento declarado por Plínio é inaceitável diante da importância da ZFM para o desenvolvimento da região.
Antes de citar diretamente o papel dos congressistas, a deputada destacou que o uso excessivo do celular tem contribuído para o enfraquecimento do hábito de ler, especialmente obras mais densas. A deputada comentou que, em muitas conversas, percebe a superficialidade dos argumentos e chega a concluir que algumas pessoas jamais leram sequer um livro de 200 páginas, mesmo tendo acesso à educação e informação.
“Eu acho que todos da bancada federal, da Câmara e do Senado têm que ler isso, pra que nunca mais, ninguém fale que não entende absolutamente nada sobre Zona Franca de Manaus. E eu sei que vocês entendem exatamente o que estou falando, porque eu acho que é obrigação, no mínimo, que um parlamentar, que recebe dinheiro público, o seu salário para ter assessoria, para ter uma equipe técnica, tem que saber. Pode até não saber pelo atacado, mas pelo menos no varejo tem que saber falar”, afirmou.
A crítica expõe um incômodo recorrente entre atores políticos locais: o distanciamento de parte da bancada federal sobre a economia do Estado. A ZFM, que responde por grande parte da geração de emprego e arrecadação do Amazonas, é frequentemente alvo de decisões em Brasília que não consideram suas particularidades — o que torna a postura dos parlamentares ainda mais sensível.
Fala polêmica
A fala de Plínio criticada indiretamente por Alessandra Campelo, foi durante a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025, promovida pela Fecomércio-AM, em março deste ano. Ao comentar os esforços da bancada federal em defesa dos interesses da economia amazonense, o senador disse confiar em seus assessores para lidar com os temas mais técnicos e complexos, como os incentivos fiscais que sustentam o Polo Industrial de Manaus.
“Os meus assessores estavam lá, o Omar citou a Ivone, ela é minha assessora, estava lá diuturnamente. Eu não estava porque eu não entendo porra nenhuma de Zona Franca, de tributo. Mas, eu não preciso estar. A minha assessoria está lá para isso”, declarou.
O senador Plínio Valério foi procurado pela reportagem para comentar a declaração da deputada Alessandra Campelo, mas não respondeu até o fechamento da matéria.















Leave a Reply