Manaus (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu arquivar o Requerimento nº 14481/2025, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), que pedia a convocação do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, para prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela Prefeitura diante dos estragos causados pelo temporal do último domingo (5).
O requerimento, que visava discutir as ações emergenciais e preventivas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), foi rejeitado pela maioria dos parlamentares. Segundo o documento apresentado por Guedes, a convocação tinha por finalidade que o gestor “prestasse esclarecimentos acerca das ações da Prefeitura de Manaus para mitigar os impactos causados pelas inundações decorrentes das fortes chuvas”.

Na justificativa, o vereador ressaltou que Manaus sofre historicamente com alagamentos e prejuízos à população em períodos de chuva intensa. Ele argumentou que a Prefeitura deveria adotar políticas públicas eficazes e transparentes de prevenção a desastres urbanos. “A presença do titular da Seminf nesta Casa Legislativa permitirá o esclarecimento de pontos técnicos e administrativos sobre os investimentos já realizados, as obras planejadas e os critérios adotados pela Prefeitura de Manaus para o enfrentamento dos impactos das chuvas”, afirmou o texto do requerimento.
Apesar da justificativa, a maioria dos vereadores votou contra a convocação, entre eles, Marco Castilhos, Sérgio baré, Kennedy Marques, Allan Campelo, Raulzinho, Marcelo Serafim, Jander Lobato, Mitoso, Professor Samuel, Elan Alencar, Eduardo Alfaia, Gilmar Nascimento, Jaildo oliveira, Rodinei Ramos, Saimon Bessa, João Paulo Janjão, Eduardo Assis, e Aldenor Lima.
Entre os que apoiaram o pedido estavam Rodrigo Sá, Paulo Tyrone, Ivo Neto, José Ricardo, Raiff Matos, Sargento Salazar, Coronel Rosses e Capitão Carpê.
Com o resultado, o requerimento foi arquivado, impedindo que o vice-prefeito fosse chamado para explicar as ações da prefeitura.
Perigo e prejuízo
A forte chuva que atingiu Manaus no domingo (5) causou diversos transtornos em diferentes pontos da cidade. Durante o temporal, moradores registraram situações de risco, incluindo telhas sendo arrancadas pelos ventos fortes na zona Sul, além de alagamentos que dificultaram o trânsito em várias regiões.
Na Feira do São Jorge, uma estrutura recentemente instalada sofreu danos durante a chuva. A chuva causou desabamento de parte do forro do estabelecimento comercial que passou por reforma recentemente. No Centro da cidade, várias ruas ficaram alagadas ao ponto de deixar carros estacionados nas vias submersos pela água.















Leave a Reply