Brasil – Aos 82 anos, o cantor e compositor Milton Nascimento, um dos mais importantes nomes da música brasileira, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2) por seu filho e empresário, Augusto Nascimento.
De acordo com Augusto, os primeiros sinais começaram a aparecer no final de 2023 e se intensificaram ao longo dos últimos anos. Ele notou no pai lapsos de memória, um olhar fixo, a repetição de histórias em curtos intervalos de tempo e alterações no apetite.

Esses sintomas, somados ao avanço da doença de Parkinson, diagnosticada em 2022 , acenderam um alerta e levaram a uma série de consultas médicas e exames neurológicos realizados em abril.
O clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha Milton há uma década, relatou ter se assustado com a piora cognitiva do paciente e solicitou novos testes. Pouco depois, veio a confirmação do quadro de Demência por Corpos de Lewy.
O Que é a Demência por Corpos de Lewy (DCL)

A Demência por Corpos de Lewy é um dos tipos mais comuns de demência, atrás apenas do Alzheimer e da demência fronto-temporal. É uma doença neurodegenerativa causada pelo acúmulo anormal de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro.
Esses depósitos afetam as funções cognitivas, o comportamento, o humor e o controle motor. Além disso, é comum a presença de alucinações visuais, flutuações na atenção e distúrbios do sono.
Não existe cura para a condição, e o tratamento é focado no controle dos sintomas para melhorar a qualidade de vida do paciente, envolvendo medicação, terapias e acompanhamento médico multidisciplinar.

Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022, após a turnê “A Última Sessão de Música”, mas seguiu ativo em participações especiais.
Recentemente, foi homenageado pela escola de samba Portela no carnaval do Rio e recebeu três indicações ao Grammy Latino.
















Leave a Reply