Mundo – O senador Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), venceu o segundo turno das eleições presidenciais da Bolívia neste domingo (20), e será o novo chefe de Estado a partir de 8 de novembro. Com 54% dos votos válidos, ele superou o conservador Jorge Tuto Quiroga, que obteve 45%, segundo dados preliminares do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).
O resultado marca o fim de quase 20 anos de hegemonia do Movimento ao Socialismo (MAS), partido fundado por Evo Morales e símbolo da esquerda boliviana.
Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, o novo líder boliviano tem 58 anos e formação em economia. Durante a campanha, defendeu uma transição moderada, prometendo preservar programas sociais, mas com foco em estimular o setor privado.
Em contraste, o adversário Quiroga propunha cortes profundos nos gastos públicos e a privatização de empresas estatais deficitárias. Paz, por sua vez, prega equilíbrio. “Não é hora de rupturas, e sim de reconstrução e diálogo”, afirmou em um de seus discursos recentes.
Entre as primeiras medidas anunciadas, está um acordo de cooperação econômica de US$ 1,5 bilhão com os Estados Unidos, voltado para garantir o abastecimento de combustível e fortalecer a infraestrutura energética.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o resultado abre caminho para uma “nova etapa nas relações bilaterais” entre Washington e La Paz.














Leave a Reply