Brasília (DF) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta segunda-feira (18) para o presidente Lula (PT) para compartilhar detalhes de sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na última sexta-feira (15), no Alasca. Segundo o Kremlin, o encontro foi considerado “positivo” e buscou avanços em direção a um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, que já ultrapassa três anos.
Na ligação, que durou cerca de 30 minutos, Putin relatou a Lula os principais pontos tratados com o líder norte-americano. O russo destacou que reconhece o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa liderada em parceria com a China para promover entendimentos comuns entre países que defendem a busca de uma solução pacífica para o conflito.
De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, Lula agradeceu o contato e reafirmou o compromisso do Brasil em apoiar “todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica” para a guerra. O presidente brasileiro também desejou sucesso às negociações em andamento entre Rússia e Estados Unidos.
Embora Putin e Trump tenham declarado após a reunião de sexta-feira que houve progresso em direção a um possível acordo, nenhum dos dois detalhou quais condições estariam na mesa. O diálogo ocorre em um momento de intensa movimentação diplomática: nesta segunda-feira, Trump se reúne na Casa Branca com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus para discutir os próximos passos.
Leave a Reply