Brasil – A Polícia Federal concluiu, nesta quarta-feira (20), o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
A investigação faz parte da Ação Penal nº 2668, em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF), que apura a suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida entre 2022 e 2023. Além dos dois, outros seis réus também respondem no processo, que envolve acusações de organização criminosa, conspiração para restringir os poderes constitucionais e atentar contra o regime democrático.
O relatório final da PF será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável por decidir se oferece denúncia ao STF ou se arquiva o caso. Caberá ao Ministério Público avaliar se as provas reunidas são suficientes para levar os acusados a julgamento.
O indiciamento acontece em meio a pressões internacionais. Recentemente, os Estados Unidos anunciaram sanções contra autoridades brasileiras ligadas à tentativa de golpe. Em contrapartida, o ex-presidente norte-americano Donald Trump chamou a ofensiva contra Bolsonaro de “caça às bruxas”.
Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília, enquanto Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos, onde articula apoio político e defende mais medidas contra o ministro Alexandre de Moraes.
Leave a Reply