partidos, Congresso e Presidência estão entre as instituições menos confiáveis

partidos, Congresso e Presidência estão entre as instituições menos confiáveis

Brasília (DF) – A pesquisa Índice de Confiança Social (ICS) 2025, realizada pelo Ipsos-Ipec entre os dias 3 e 8 de julho, revelou em quem os brasileiros mais confiam atualmente. Entre as três instituições políticas avaliadas, os partidos políticos aparecem como os menos confiáveis, registrando apenas 32 pontos. Em seguida, o Congresso Nacional alcançou 37 pontos, também com baixa confiança da população.

Já o presidente da República apresentou índice ligeiramente superior, com 41 pontos, mas ainda assim permanece entre as instituições em que os brasileiros menos confiam.

O levantamento entrevistou 2 mil pessoas em 131 municípios do país e aponta que o Corpo de Bombeiros ocupa o topo do ranking, com índice de confiança de 85 pontos em uma escala que vai de 0 a 100. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23), pela Ipsos.

Em segundo lugar aparecem as igrejas, com 67 pontos, seguidas pelas escolas públicas e pela Polícia Federal, ambas com 66 pontos. Por outro lado, na parte inferior da lista, os partidos políticos continuam sendo as instituições em que a população menos confia, registrando apenas 32 pontos, atrás do Congresso Nacional, que alcançou 37 pontos, e da Presidência da República, com 41 pontos.

Segundo o documento, “para cada instituição ou grupo social avaliado são atribuídos pesos a cada código de resposta (em uma escala de 0 a 100)”. O estudo explica que “constrói-se, então, uma média simples para cada instituição ou grupo social avaliados na pesquisa”.

O levantamento evidencia também baixos índices de confiança no governo federal (46 pontos), no Poder Judiciário (49 pontos) e no sistema eleitoral (50 pontos). Entre pessoas e grupos sociais, a família segue como o principal núcleo de confiança dos brasileiros, atingindo 79 pontos.

A pesquisa teve margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *