Brasília (DF) – O senador Omar Aziz (PSD-AM), nome apoiado pelo Palácio do Planalto, foi derrotado nesta quarta-feira (20) pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), que conquistou 17 votos dos 31 parlamentares presentes para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) que investigará os descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aziz recebeu 14 votos. Com isso, o governo do presidente Lula (PT) sofre uma derrota no Congresso.
Além da presidência, Viana indicou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para a relatoria, consolidando o controle da oposição sobre os rumos da investigação. A vice-presidência deve ficar com a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), autora do requerimento que criou a CMPI ao lado da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Na semana passada, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), havia confirmado Omar Aziz como presidente da comissão, enquanto a relatoria ficaria com o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A condução da sessão desta quarta foi feita pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), que foi criticada por Omar após o resultado. Aziz alegou que nem todos os parlamentares haviam votado quando a votação foi encerrada, o que a senadora negou.
A CMPI contará ainda com ampla participação da bancada do Amazonas: além de Omar Aziz, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) serão titulares, assim como o deputado Sidney Leite (PSD).
Leave a Reply