Brasília (DF) – A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou, nesta quarta-feira (27), que foi diagnosticada com câncer. O tipo não foi informado por ela durante a sessão, mas informações de bastidores apontam que se trata de câncer de mama.
O anúncio foi feito durante reunião da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, da qual é presidente. Abalada, a parlamentar pediu o encerramento da sessão alegando que já estava em seu “limite físico”.
“Há um mês eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou no enfrentamento da doença. Estou tomando a coragem de fazer este anúncio público. Requer muita coragem”, declarou Damares.
Segundo a senadora, a decisão de tornar o diagnóstico público veio da necessidade de transparência com seus colegas de parlamento e também como forma de inspirar outras mulheres que enfrentam a mesma luta.
Além do anúncio, a sessão da CDH aprovou projetos voltados à defesa das mulheres e relatórios sobre vulnerabilidades sociais em diferentes regiões do país.
Aprovações
Além da aprovação do PL 5.253/2023, os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos também validaram o relatório da visita realizada à Ilha do Marajó, no Pará, em junho deste ano. O documento chama atenção para os graves problemas sociais enfrentados pela região e recomenda medidas urgentes para ampliar investimentos em saúde e em segurança pública, como forma de combater a violência sexual, a exploração do trabalho infantil e o tráfico de crianças.
As recomendações reforçam a necessidade de atuação conjunta entre União, estados e municípios para garantir políticas públicas efetivas que assegurem proteção e dignidade à população local. A expectativa é de que o relatório sirva como base para novas ações legislativas e orçamentárias voltadas à defesa dos direitos humanos e à promoção da justiça social em áreas vulneráveis do país.
Leave a Reply