São Paulo (SP) – Uma imagem que voltou a circular com força nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, não passa de um meme. O conteúdo sugere que uma emissora de TV chilena teria cometido um erro ao confundir o apresentador brasileiro Ratinho, do SBT, com o líder venezuelano — o que não é verdade.
A imagem atribuída ao jornal chileno “Meganoticias” mostra um painel sobre os chamados “aliados da Rússia”, mas com dois personagens fora de contexto: o Ursinho Pooh, no lugar do presidente chinês Xi Jinping, e Ratinho, no lugar de Nicolás Maduro. A montagem tem sido compartilhada como se fosse uma falha real da emissora.
No entanto, a transmissão original do Meganoticias ocorreu no início da guerra da Ucrânia, em 2022, e utilizou imagens corretas e oficiais de todos os líderes citados. O print que circula atualmente foi editado por terceiros, com objetivo humorístico.
A presença do Ursinho Pooh faz referência a uma piada recorrente na internet, já que o personagem é comparado a Xi Jinping em memes — conteúdo que, inclusive, é censurado na China. Já a inclusão do apresentador Ratinho foi feita apenas para reforçar o tom cômico da montagem.
Com a recente escalada da crise política na Venezuela e a prisão de Maduro, o meme voltou a ganhar força e passou a ser compartilhado fora de contexto, levando muitas pessoas a acreditarem que se tratava de um erro real cometido pela TV chilena.
















Leave a Reply