Maduro convoca milicianos e reservistas para treinamento de tiro

Maduro convoca milicianos e reservistas para treinamento de tiro

Mundo – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou na última sexta-feira (12) reservistas, integrantes da milícia e jovens alistados para que se apresentem aos quartéis do país durante o fim de semana.

O objetivo, segundo o líder do país, é receber treinamento militar e aprender a atirar para defender a pátria diante do que classificou como uma ameaça iminente dos Estados Unidos da América (EUA).

(Foto: Getty Image)

O anúncio foi feito durante um ato da juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), em Caracas, transmitido pela televisão estatal.

“Todos os venezuelanos que se alistaram […] O povo para seus quartéis para receber treinamento e aprender nos polígonos de tiro a atirar para a defesa da pátria”, declarou o líder venezuelano.

Manobras militares dos EUA

A medida é uma resposta direta ao envio, pelos Estados Unidos, de oito navios de guerra e caças F-35 para o sul do Caribe nas últimas semanas. Washington anunciou as manobras como parte de uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas.

No entanto, Maduro rejeita essa justificativa, denunciando uma operação de “assédio” disfarçada e acusando os EUA de tentar interferir nos governos da América Latina.

Há duas semanas, ele afirmou que as embarcações norte-americanas estavam “apontadas” para a costa venezuelana.

Mobilização

(Foto: Reprodução)

Em reação à presença militar norte-americana, Maduro já havia ordenado o deslocamento de pelo menos 25 mil soldados das Forças Armadas regulares para os estados fronteiriços com a Colômbia e o Caribe.

Além disso, fez um apelo para que a população se aliste na Milícia Bolivariana, uma força composta por civis, para reforçar as fileiras diante de uma eventual invasão.

“Os membros da comunidade, milicianos, reservistas, jovens e pessoas que se alistaram bravamente serão destacados para as 312 unidades militares da Venezuela. Eles ficarão nos quartéis para receber o treinamento tático necessário”, detalhou.

Em seu discurso, Maduro foi além e afirmou ter mobilizado todo o arsenal nacional.

“Todas as armas que a República possui para se defender foram mobilizadas por todo o país para defender nosso direito à paz. Quem quer paz, prepare-se para defendê-la”, proclamou.

De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), a Milícia Bolivariana conta oficialmente com aproximadamente 212 mil integrantes, somando 23 mil soldados das forças armadas regulares.

Com informações da AFP*

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *