Gilvan da Federal ataca Erika Hilton

Gilvan da Federal ataca Erika Hilton

Brasília (DF) – Um vídeo que mostra um embate entre a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) viralizou nas redes sociais após sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, realizada nesta semana, na Câmara dos Deputados.

A discussão começou depois que Erika Hilton apresentou um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a saúde mental de homens trans e pessoas transmasculinas. A proposta foi alvo de críticas e ataques do parlamentar da extrema-direita, que retornou recentemente de uma suspensão de três meses.

Em seu discurso, Erika acusou Gilvan de proferir ofensas pessoais, transfóbicas e misóginas. “Pois que se acostumem. O que vem do andar de baixo, tanto da política quanto do comportamento humano, não vai me atingir. Seguirei trabalhando e, ao contrário de muitos, me esforçando para fazer jus ao salário que recebo do povo brasileiro”, disse a deputada, que reafirmou a intenção de reapresentar o requerimento na próxima semana.

Durante a troca de farpas, Gilvan da Federal rebateu com comentários de cunho pessoal. “Tá se apaixonando por mim? Eu tenho esposa, já. (…) O que a minha esposa tem, você não tem. O que a minha esposa tem”, afirmou o parlamentar, repetindo a frase diversas vezes.

Suspensão por ofensa

Em maio deste ano, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu afastar por três meses o deputado federal Gilvan da Federal. A medida foi aprovada por 15 votos favoráveis e quatro contrários, após representação apresentada pela direção da Casa contra o parlamentar.

Gilvan foi acusado de proferir declarações gravemente ofensivas, difamatórias e desonrosas contra a deputada licenciada Gleisi Hoffmann. O episódio ocorreu em 29 de abril, durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, quando o deputado afirmou que Gleisi “devia ser uma prostituta do caramba”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *