Rio de Janeiro (RJ) – O Clube de Regatas do Flamengo informou, na tarde deste sábado (13), que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu o efeito suspensivo para o atacante Bruno Henrique. A decisão impede, por enquanto, a execução da pena de 12 jogos de suspensão e uma multa de R$ 60 mil aplicadas ao jogador na última quinta-feira (4) pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal.
A punição original foi aplicada após o jogador ser condenado pelo artigo 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune atuar de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente.

O caso refere-se a uma suposta simulação para forçar um cartão amarelo no jogo contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, com o objetivo de beneficiar apostadores.
Vale ressaltar que o jogador foi absolvido da acusação mais grave, do artigo 243 (atuar deliberadamente de modo prejudicial à própria equipe).
O efeito suspensivo
Com a concessão do efeito suspensivo, Bruno terá sua plena condição de jogo, até que seu caso seja reavaliado em segunda instância, pelo Pleno do STJD, que ainda não tem data marcada para ocorrer.
Isso significa que, tecnicamente, ele está imediatamente liberado para treinar e atuar pelo time.
Flamengo poupa jogador contra o Juventude

Apesar da liberação concedida, o atacante não viajará com a equipe para o jogo contra o Juventude, neste domingo (14), pela 23ª rodada do Brasileirão.
De acordo com as informações, o clube rubro-negro aguardou até o limite do horário da viagem pela decisão do tribunal. Com a incerteza sobre o desfecho e porque o jogador já havia relatado dores durante o treino de sábado, a diretoria optou por poupá-lo da partida.
A estratégia também leva em conta que a condenação, se eventualmente mantida, valeria apenas para competições nacionais, fazendo com que o clube priorize a disponibilidade do atleta para a Libertadores.
A defesa do jogador e o Flamengo continuarão se preparando para o julgamento em segunda instância no Pleno do STJD, onde tentarão reverter a condenação.
Nota do Flamengo
Em nota oficial, o Flamengo confirmou a decisão:
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu o pedido de efeito suspensivo da decisão que havia aplicado 12 jogos de suspensão ao atleta Bruno Henrique.
A medida, aguardada pelo Flamengo diante dos votos divergentes apresentados na 1ª Comissão Disciplinargarante a plena condição de jogo do atacante até o julgamento do caso pelo Pleno do Tribunal.
Dessa forma, Bruno Henrique está liberado para atuar normalmente pela equipe rubro-negra.”
Leave a Reply