Falha hidráulica em aeronave deixa comitiva de Alckmin retida na Colômbia

Falha hidráulica em aeronave deixa comitiva de Alckmin retida na Colômbia

Colômbia –  Na manhã desta sexta-feira (29), a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o vice-presidente da república Geraldo Alckmin e uma comitiva de ministros e autoridades apresentou falha técnica durante parada para reabastecimento em Cali, na Colômbia.

O imprevisto atrasou o retorno do grupo ao Brasil após missão oficial no México.

Avião apresentou problemas semi-hidráulicos

(Foto: Reprodução)

Segundo a assessoria da Vice-Presidência e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o problema foi identificado em uma das mangueiras semi-hidráulicas do avião.

A avaliação técnica inicial indicava que a aeronave ainda tinha condições de prosseguir viagem. No entanto, seguindo protocolos de segurança, a FAB recomendou, por medida de cautela, que a decolagem fosse cancelada.

A decisão foi aguardar o envio de uma nova aeronave do Brasil para completar a missão. Um avião substituto decolou da Base Aérea de Brasília às 10h (horário de Brasília) com destino a Colômbia.

O pouso em Brasília está previsto para ocorrer por volta das 21h.

Nota do Governo Federal

Em nota, o governo informou que ”todos os passageiros passam bem e estão em segurança”.

Além de Alckimin, integram a comitiva a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.

A delegação também inclui presidentes de autarquias como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Butantan e empresários.

Contexto da Viagem

(Foto: Reprodução)

A comitiva havia embarcado na última terça-feira (26) para uma missão oficial na Cidade do México com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre Brasil e México.

O encontro de alto nível incluiu audiência com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional, na última quinta-feira (28).

Como resultado da missão, os dois países decidiram trabalhar, nos próximos 12 meses, na ampliação dos acordos vigentes de comércio exterior e investimentos recíprocos, que atualmente regulam apenas uma parcela do fluxo bilateral.

A parada em Cali, na Colômbia, já estava programada no roteiro de voo para reabastecimento antes do problema técnico ser identificado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *