Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (21), Manaus recebe mais uma sessão do espetáculo ““Banzerê – Experimentações Sonoras”. A programação acontece às 19h no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, nº 937 no centro da cidade. A entrada é gratuita.
Com duração de 1h30min, o espetáculo traz uma viagem sonora pela Amazônia, onde tradição e experimentalismo se fundem.
Sobre o espetáculo
(Foto: Divulgação)
Protagonizado pelo músico e pesquisador Christian Martinez, o projeto é resultado de mais de duas décadas de dedicação ao estudo e à performance do banzerê, um instrumento de cordas raro e singular, criado no Amazonas pelo também músico George Jucá.
Com sonoridades que dialogam diretamente com a paisagem amazônica e a vanguarda musical contemporânea, o instrumento tem referências em instrumentos como o charango.
Desde que recebeu o instrumento, Christian desenvolveu uma técnica própria de execução e passou a compor trilhas instrumentais autorais, explorando timbres únicos do instrumento.
(Foto: Divulgação)
“Mais do que um show, propomos um mergulho nos sentidos, nas texturas do som e na criação coletiva”, reflete o músico.
Ao seu lado, no palco, estará a cantora e performer Gabriella Dias, que contribui com intervenções vocais e percussivas que transitam entre o intuitivo, o corporal e o experimental.
A sessão ainda contará com as participações especiais da percussionista e multi-instrumentista Clara Rimoli e da flautista Sara Ortas, promovendo diálogos musicais ricos e momentos de improviso coletivo.
Lançamento de EP
O espetáculo marca o lançamento oficial do EP “Prem Sudeva e o Banzerê”, gravado em 2024 que já está disponível nas plataformas digitais.
O trabalho reúne cinco faixas instrumentais que revelam toda a potência criativa do instrumento, em composições que misturam tradição, experimentação e a imersão na paisagem sonora regional.
O projeto “Banzerê – Experimentações Sonoras” é uma homenagem à inventividade musical do Norte do Brasil e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC) através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB).
Leave a Reply