Em vídeochamada de 30 minutos, Lula pede a Trump fim de sobretaxa sobre produtos brasileiros

Em vídeochamada de 30 minutos, Lula pede a Trump fim de sobretaxa sobre produtos brasileiros

Brasília (DF) – O presidente Lula (PT) e dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump, realizaram uma videoconferência de 30 minutos nesta segunda-feira (6), em um contato direto que buscou destravar as relações comerciais entre os dois países.

O principal pleito do lado brasileiro foi a revogação da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a uma série de produtos nacionais. De acordo com Planalto, em nota divulgada horas após o encontro, a ligação foi por iniciativa do presidente Trump.

O tom da conversa foi descrito como “amistoso”, com os dois líderes relembrando a “boa química” que tiveram durante o encontro pessoal na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no último mês.

Abertura de diálogo e pleito brasileiro

(Foto: Reprodução)

Durante o diálogo, o presidente Lula enfatizou a importância do contato direto.

“Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”, afirmou Lula, segundo nota divulgada.

Um dos argumentos centrais usados pelo mandatário brasileiro foi o dado comercial de que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

Encaminhamentos e futuros encontros

Em uma demonstração de que o diálogo deve avançar, o presidente Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações sobre o tema.

Os dois presidentes também acertaram que se encontrarão pessoalmente em breve. Lula sugeriu um encontro durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, no final deste mês.

Além disso, reiterou o convite para que Trump participe da COP30, que será realizada em Belém (PA) no fim do ano, e se dispôs a viajar aos EUA para um novo encontro bilateral.

(Foto: Reprodução)

Para facilitar a comunicação futura, Lula e Trump trocaram números de telefone para estabelecer uma via direta de contato. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que participou da videoconferência, demonstrou otimismo após o encontro

“Foi melhor até do que nós esperávamos, então estamos muito otimistas que a gente vai avançar. Vamos avançar para o ganha-ganha nesta relação com investimentos recíprocos e equacionamento da questão tarifária”, declarou.

Em sua rede social, o Truth Social, o presidente Trump também comentou o encontro, descrevendo-o como uma “ótima conversa telefônica”.

“Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante”, escreveu.

Com informações da Agência Brasil*

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *