Chefe de gabinete é exonerado após vídeo fazendo ‘dança da chuva’ ao lado de secretário

Chefe de gabinete é exonerado após vídeo fazendo 'dança da chuva' ao lado de secretário

Brasil – Uma gravação feita dentro da Prefeitura de Juara (690 km de Cuiabá) causou indignação entre representantes indígenas após viralizar nas redes sociais nesta semana. No vídeo, dois servidores municipais, o então chefe de gabinete Antônio José Santana Neto e o secretário de Finanças José Roberto Pereira Alves, aparecem encenando uma suposta “dança da chuva” com adereços típicos de povos indígenas, como cocares e arco e flecha.

A encenação, feita no ano passado em tom de brincadeira, acabou gerando forte repercussão negativa. Lideranças da etnia Apiaká consideraram o ato desrespeitoso e discriminatório. “Nossa cultura não tem essa tal dança da chuva. Usaram símbolos sagrados de forma ridícula, sem nenhum conhecimento sobre nossa identidade. Isso não é brincadeira, é desinformação e desrespeito”, criticou um representante.

Diante das críticas, o prefeito Valdinei Holanda Moraes (PRD) anunciou a exoneração de Antônio José do cargo. Já o secretário José Roberto permanece no posto. “O José Roberto continua trabalhando normalmente, mas o chefe de gabinete não. Por essa brincadeira, perdemos um bom profissional”, lamentou o prefeito.

Embora o vídeo tente retratar um ritual relacionado à chuva, a prática não faz parte da tradição da etnia envolvida. Representantes reforçaram que usar fantasias e simular rituais distorce e ofende a cultura indígena, especialmente em um espaço público que deveria zelar pelo respeito e pela diversidade.

VEJA TAMBÉM

Um vídeo que mostra o prefeito de Vitória (ES), Lorenzo Pazolini, e a vice-prefeita Cris Samorini durante um show da banda Calcinha Preta passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (15). As imagens foram registradas em uma casa de eventos localizada em Teresina, no Piauí.



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *