Itacoatiara (AM) – Por unanimidade, a Câmara Municipal de Itacoatiara rejeitou o pedido de cassação do mandato do vereador Jucinei Freire da Silva, conhecido como Ney Nobre, por quebra de decoro parlamentar. O requerimento foi lido durante a sessão plenária na tarde de segunda-feira (13).
Conforme o requerimento, o pedido de cassação é devido à condenação do vereador Ney Nobre por crimes contra o sistema financeiro nacional, reconhecendo a autoria em oito ações fraudulentas de financiamento junto ao Banco da Amazônia. Apesar da condenação, os parlamentares mantiveram o mandato do vereador alegando que os crimes não teriam ocorrido nesta legislação. Conforme a sentença proferida no dia 2 deste mês pelo juiz da Segunda Vara Federal, Thadeu José Piragibe Afonso.
A decisão judicial aponta que Ney Nobre, à época dos crimes, apresentou documentos falsos e simulou operações de crédito em nome de terceiros, com o objetivo de obter vantagem financeira indevida.
O juiz Thadeu José Piragibe Afonso, da 2ª Vara Federal, reconheceu a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, enquadrando o parlamentar nas sanções previstas na Lei nº 7.492/1986. O magistrado condenou Ney Nobre a pena de 10 anos e quatro meses de reclusão, convertida em restritiva de direitos, além do pagamento de multa, considerando a primariedade e a ausência de crimes cometidos durante o atual mandato.















Leave a Reply