Brasil – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo nesta quinta-feira (17) em que agradece o apoio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e volta a criticar o processo ao qual responde no Brasil por tentativa de golpe de Estado. Na gravação, Bolsonaro afirma que é vítima de perseguição e que a ação judicial não passa de uma tentativa de tirá-lo da disputa política.
Trump divulgou uma carta em sua rede Truth Social, na qual acusa o sistema judicial brasileiro de ser “injusto” com Bolsonaro e afirma estar acompanhando de perto a situação política do país. “Você foi um líder forte e respeitado. Esse julgamento deveria acabar imediatamente”, escreveu o republicano.
No vídeo, Bolsonaro diz que recebeu as palavras com “muita alegria” e rebate as acusações relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023. “Estão me julgando por um golpe de Estado que teria ocorrido em um domingo, sem armas, sem tropa, e com minha presença fora do Brasil. Um crime que simplesmente não existiu”, afirmou.
Ele também disse que sua exclusão do cenário eleitoral comprometeria o processo democrático. “Querem me retirar da política, eliminar a maior liderança da direita na América do Sul. Eleições sem oposição são, de fato, um golpe”, declarou.
Ao ler o trecho final da carta, Bolsonaro destacou a preocupação de Trump com a liberdade de expressão no Brasil. “Ridículo de censura”, comentou o ex-presidente, encerrando a mensagem com agradecimentos: “Conte com minha eterna gratidão”.
O vídeo de Bolsonaro foi divulgado um dia após o conteúdo da carta vir a público, em meio às investigações que seguem no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a articulação dos atos golpistas que resultaram na invasão dos prédios dos Três Poderes em Brasília.
Leave a Reply