Entretenimento – Uma mudança de uma única palavra em uma performance ao vivo da música “Girassol” reacendeu um debate sobre a letra do clássico da banda Cidade Negra e levou a um desentendimento público entre o cantor Toni Garrido e um de seus compositores, Da Ghama.
A polêmica começou no último sábado (4), durante a participação de Garrido no programa “Altas Horas”, da TV Globo. Ao cantar o sucesso, o vocalista alterou o verso original “já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino” para “já que pra ser homem tem que ter a grandeza de uma mulher”.

Na ocasião, ele justificou a alteração, classificando a versão original como “machista”.
A adaptação gerou uma discussão imediata nas redes sociais e, agora, provocou a reação de Da Ghama, um dos compositores responsáveis pela criação de “Girassol”, gravada em 2002 no álbum “Acústico MTV”.
Em uma publicação no Instagram, o artista se manifestou de forma contundente.
Veja vídeo
“Me senti altamente desrespeitado como compositor.A ideia básica [era] colocar a grandeza do homem na pureza de um menino, traduzir o sentimento de fazer crítica aos homens que fazem guerra. É um hino que incentiva a positividade. Agora, coisa machista? Longe disso”, afirmou Da Ghama.
O compositor enfatizou a natureza poética da composição, explicando que a referência ao “menino” simboliza a pureza e a inocência que os homens deveriam buscar, em contraste com atitudes beligerantes.
“É uma poesia. Quando se fala do menino, é no sentido do homem que faz a guerra se colocar no lugar de um menino, de pureza”, concluiu.
Toni Garrido defende a mudança

Em resposta à dimensão que a polêmica tomou, Toni Garrido também se pronunciou em suas redes sociais, no último domingo (6). O cantor minimizou a discussão, atribuindo-a a uma questão de “semântica” e “uma mudança, de uma palavra”.
“As pessoas podem cantar como elas quiserem… Quem sou eu pra dizer se você pode cantar ou não pode cantar do jeito que você quiser?! A arte é livre”. afirmou Garrido.
No entanto, ele manteve sua posição sobre a alteração, explicando que a nova versão é uma homenagem à influência feminina.
“No meu entendimento, na minha brincadeira amorosa eu queria homenagear as mulheres. Todo grande homem tem a grandeza de um pai e de uma mãe. E de um menino também, poeticamente falando”, disse.
O vocalista do Cidade Negra detalhou que a intenção era reconhecer o papel das mulheres.
“Eu queria muito dizer que todo grande homem tem por trás dele, ou a frente dele, ou junto dele uma grande mulher. E a gente não fala muito isso. Então, é por isso que eu coloco… ‘já que pra ser homem tem que ter a grandeza de uma mulher’” concluiu.
Veja a versão original
















Leave a Reply