Brasil – O jornalista e youtuber Paulo Figueiredo Filho, um dos 34 denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação em tentativa de golpe de Estado em 2022, fez declarações polêmicas e explosivas durante um programa transmitido pelas redes sociais. Em vídeo, Figueiredo afirmou que ele e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estão atuando nos Estados Unidos para sabotar qualquer tentativa de negociação entre Brasil e EUA sobre o fim da taxação de exportações brasileiras.
As falas de Figueiredo vieram à tona no mesmo dia em que o presidente norte-americano Donald Trump enviou uma carta oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comunicando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos, com início previsto para o dia 1º de agosto. No texto, Trump cita nominalmente Jair Bolsonaro e menciona medidas judiciais adotadas pelo STF contra seus aliados como parte da justificativa para a decisão tarifária.
“Vamos boicotar um por um”
Durante o vídeo, Figueiredo revelou que ele e Eduardo Bolsonaro estão em solo americano e teriam acesso direto a autoridades do alto escalão do governo Trump. “Estamos, nesse momento, dentro do Departamento de Estado, em reunião com alto escalão. E amanhã também temos reuniões dentro da Casa Branca”, afirmou, dando a entender que o programa havia sido gravado antes da divulgação.
O youtuber ainda fez questão de frisar que eles irão impedir qualquer esforço do governo brasileiro para reverter as sanções:
“Se o empresariado está achando que essas caravanas vão ter algum efeito, lamento. Trago más notícias. […] Eles [os deputados brasileiros] não têm nenhum acesso, e o pouco acesso que terão será devidamente boicotado.”
Ele reforçou a ideia de que a única condição para qualquer diálogo com autoridades americanas seria uma anistia ampla e irrestrita aos envolvidos nos atos golpistas de 2022:
“Vamos boicotar qualquer tentativa de conversa aqui nos Estados Unidos que não passe por uma anistia geral. Todos serão.”
Impactos para o Brasil
A nova tarifa imposta por Trump tem potencial de impactar negativamente diversos setores da economia brasileira, especialmente no agronegócio, metalurgia e produtos industrializados. A mobilização de parlamentares, empresários e diplomatas tenta minimizar os danos e reverter a medida, mas a atuação de figuras como Figueiredo e Eduardo Bolsonaro cria um novo obstáculo para o avanço das negociações.
:
Leave a Reply