Brasília (DF) – Uma carta atribuída ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, datada de 25 de dezembro de 2025, trouxe um novo elemento ao cenário político nacional ao apontar, de forma direta, um nome para a disputa presidencial de 2026. O conteúdo, divulgado pelo senador Flávio Bolsonaro, foi apresentado como um gesto pessoal e político em meio a um momento delicado de saúde do ex-mandatário.
Segundo Flávio, embora o documento traga a data do Natal, a carta teria sido entregue a ele dois dias antes, no dia 23, por intermédio de um advogado, quando Bolsonaro ainda se encontrava na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A divulgação ocorreu às vésperas de uma cirurgia de hérnia inguinal à qual o ex-presidente deve ser submetido nesta quinta-feira (25).
No texto, Bolsonaro faz um relato em tom pessoal e afirma ter enfrentado “duras batalhas” ao longo da vida pública. “Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”, escreveu.
Em seguida, o ex-presidente associa o momento a um cenário que classifica como adverso e anuncia a decisão que dá novo fôlego às discussões eleitorais. “Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026”, diz um dos trechos centrais da carta.
Bolsonaro também destaca o caráter pessoal da escolha e o simbolismo da indicação. “Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.”
O documento reforça a ideia de continuidade política ao afirmar que Flávio representaria a sequência de um projeto iniciado antes mesmo da Presidência. “Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade dos anseios do povo brasileiro”, escreveu.
A carta é encerrada com um apelo religioso e simbólico ao eleitorado que historicamente apoia o ex-presidente. “Que Deus abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.”
Datado de Brasília e assinado por Jair Messias Bolsonaro, o documento reacende especulações sobre os rumos da direita nas eleições de 2026 e levanta questionamentos sobre o peso político do gesto, feito em meio a um período de internação e tratamento de saúde do ex-presidente.

Leia na íntegra
“Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil. Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade dos anseios do povo brasileiro. Que Deus abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.
Brasília, 25 de dezembro de 2025.
Jair Messias Bolsonaro.”
















Leave a Reply