Manaus (AM) — O município de Borba, a 155 quilômetros de Manaus, será o palco da abertura oficial da primeira edição da Copa da Floresta Delas, nesta quinta-feira (6/11). A cerimônia de lançamento acontece a partir das 16h, seguida do jogo de estreia entre as seleções de Borba e Manicoré, às 16h30, no Estádio Gerdilson Bentes, o popular Jabotão.
Promovida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), a competição integra a gestão “A Floresta é a Bola da Vez”, que busca expandir o alcance do futebol para todas as regiões do estado. Com foco na valorização do futebol feminino, a Copa da Floresta Delas tem como propósito fortalecer a presença das mulheres no esporte, incentivar a prática esportiva e revelar novos talentos no interior do Amazonas.
De acordo com a diretora de Futebol Feminino da FAF, Alessandra Campelo, o torneio representa muito mais do que uma disputa esportiva. “Mais do que uma competição, a Copa da Floresta Delas é um movimento de afirmação e reconhecimento. Cada jogadora que entra em campo carrega o símbolo da força da mulher amazonense e o desejo de transformar o futebol do interior”, destacou.
O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, também reforçou o caráter social e inclusivo da competição. “A Copa da Floresta Delas é o reflexo do nosso compromisso em democratizar o futebol e abrir caminhos para todos os talentos da floresta. É uma competição que nasce grande, com propósito e o coração voltado às mulheres que fazem do esporte uma ferramenta de mudança social”, afirmou.
A disputa será realizada em formato regionalizado, com 43 seleções divididas por regiões e chaves. Em cada sede, as equipes se enfrentam em sistema de pontos corridos, três pontos por vitória e um por empate. As campeãs de cada chave avançam para as decisões regionais, e as vencedoras dessas etapas garantem vaga na fase final, prevista para o dia 22 de novembro, quando será conhecida a primeira campeã da Copa da Floresta Delas.
















Leave a Reply