Manaus (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta segunda-feira (16) o projeto de lei que dá nome ao novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rosa Almeida, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul da capital. A unidade homenageia Raimunda Rosa Pereira de Almeida, mãe do prefeito David Almeida (Avante), que morreu em 2020 em decorrência da Covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o CMEI Rosa Almeida dispõe de 23 salas de aula e integra a expansão da rede municipal de educação infantil. O projeto prevê despesas de manutenção até 2027 e segue os parâmetros da Lei Federal nº 9.394/1996, que assegura o direito à creche e à pré-escola.
O texto foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura de Manaus e recebeu parecer favorável da 2ª Comissão. Agora, deve ser avaliado pela 3ª Comissão antes de seguir para votação em plenário.
Homenagens em série
Embora a justificativa oficial seja valorizar a história da família Almeida e o fortalecimento da educação, a escolha do nome gerou críticas. A polêmica gira em torno do uso de equipamentos públicos para homenagens a familiares do prefeito em exercício.
Além do novo CMEI, o nome de Raimunda Rosa também foi escolhido para batizar o futuro Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer que será construído com vista para a união dos rios Negro e Solimões.
Outro caso semelhante ocorreu com o Mirante Lúcia Almeida, no Centro, nomeado em homenagem à irmã do prefeito. O espaço substituiu a denominação original “Mirante da Ilha de São Vicente”, referência ao ponto histórico conhecido como Marco Zero de Manaus.
Leave a Reply