Brasil – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou ser levado às pressas ao hospital DF Star, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16), após sofrer queda de pressão, crises de soluço e episódios de vômito. Ele cumpre prisão domiciliar desde agosto e chegou à unidade de saúde escoltado por comboio policial e também de helicóptero.
Segundo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o pai chegou a passar por um quadro grave durante o mal-estar.
“Hoje foi um episódio mais drástico, o soluço dele foi aumentando. Ele teve um episódio de vômito a jato, com força, ficou quase dez segundos sem respirar”, relatou à imprensa.
O cardiologista Leandro Echenique, que acompanha Bolsonaro desde 2018, informou que o ex-presidente permanecerá internado pelo menos até esta quarta-feira (17). Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para tranquilizar apoiadores: “Ele fez alguns exames e, neste momento, está com medicação intravenosa”.
Histórico de problemas de saúde
No último domingo (14), boletim médico indicou que Bolsonaro apresenta anemia por deficiência de ferro. Ele também apresentou imagem residual de pneumonia por broncoaspiração e, recentemente, retirou oito lesões de pele, além de receber reposição de ferro por via endovenosa. Desde o atentado a faca em 2018, o ex-presidente passou por várias cirurgias e internações.
Prisão domiciliar e condenações
Bolsonaro está em prisão domiciliar por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desde 4 de agosto, após descumprimento de medidas cautelares em investigação sobre articulações contra a democracia.
Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma trama golpista para tentar se manter no poder após a derrota eleitoral de 2022. Outros sete aliados também receberam condenações.
Leave a Reply