Presidente da Colômbia critica EUA e diz que bombas podem cair em Manaus

Presidente da Colômbia critica EUA e diz que bombas podem cair em Manaus

Manaus (AM) – Durante a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus, nesta terça-feira (9), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez fortes críticas aos Estados Unidos após a denúncia de que militares americanos teriam disparado mísseis contra uma embarcação civil no Caribe, ação que resultou em mortes.

O episódio ainda gera controvérsia, já que não há confirmação se a lancha atingida era de origem venezuelana ou de Trinidad e Tobago. Para Petro, no entanto, a ofensiva configura “assassinato” e coloca em risco a segurança de toda a região.

“A América Latina é dona do Caribe e vai ter que suportar isso calada? Podem cair bombas em Manaus, Rio de Janeiro, Bogotá e outras cidades. Vamos ficar de braços cruzados vendo nossas crianças morrerem ou vamos nos unir?”, questionou o presidente colombiano.

Ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva e de outras autoridades latino-americanas, Petro defendeu que os países da região atuem de forma conjunta diante do que classificou como “ameaças militares” vindas de Washington. Ele ressaltou ainda que, apesar das divergências políticas com Caracas, a situação da Venezuela não pode ser usada como justificativa para ataques contra civis.

As críticas surgem em meio à escalada das tensões entre Estados Unidos e Venezuela. Na última semana, Donald Trump confirmou ter ordenado uma ofensiva contra uma embarcação supostamente carregada com drogas. Em resposta, Nicolás Maduro chamou a ação de “imperialismo” e afirmou que seu país “segue de pé”.

O CCPI Amazônia, inaugurado no evento, terá a missão de integrar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e órgãos de segurança dos estados, além de instituições internacionais, no combate ao crime organizado na região amazônica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *