Manaus (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Manaus no próximo dia 9 de setembro para inaugurar o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), uma iniciativa que reunirá todos os países amazônicos para fortalecer a atuação conjunta contra crimes como garimpo ilegal, narcotráfico e contrabando de armas.
Em entrevista durante a 5ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica, Lula reforçou o propósito do centro. “Dia 9 de setembro, vamos inaugurar, em Manaus, o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, com a participação de todos os países amazônicos. (…) É uma iniciativa muito importante para combater o garimpo ilegal, o narcotráfico e o contrabando de armas.”

O CCPI Amazônia funcionará como um hub de inteligência e operações conjuntas, reunindo forças policiais da região para ações coordenadas que protejam a biodiversidade e as comunidades locais.
A inauguração ocorre cerca de dois meses antes da COP30 em Belém (10 a 21 de novembro), reforçando a importância da integração regional não apenas para a segurança, mas também para a preservação ambiental.
A visita presidencial também reforça o papel do Brasil como liderança regional na proteção do bioma, articulando segurança, combate a crimes transnacionais e políticas ambientais integradas.
Leave a Reply