Senadores governistas se unem à oposição para derrubar veto de Lula sobre a BR-319

Senadores governistas se unem à oposição para derrubar veto de Lula sobre a BR-319

Manaus (AM) – Os senadores do Amazonas se mobilizam no Congresso Nacional para tentar derrubar o veto do presidente Lula (PT) a um dispositivo da Lei Geral de Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021) que dispensava licenças para serviços e obras de manutenção e melhoramento em rodovias já existentes, como a BR-319. O trecho vetado foi incluído por emenda do senador Eduardo Braga (MDB-AM) e aprovado pelo Legislativo, mas retirado na sanção presidencial.

Eduardo Braga, aliado de Lula, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (11) que lutará junto aos presidentes do Senado e da Câmara e às bancadas para reverter a decisão. Segundo ele, embora o governo federal planeje tratar do assunto por meio de medida provisória, a derrubada do veto garantiria a aplicação imediata da regra para o trecho do meio da BR-319 — cerca de 400 quilômetros cuja pavimentação permanece travada.

“Precisamos de todos os instrumentos possíveis para ver finalmente realizado o sonho do povo do Amazonas, Roraima e Rondônia”, declarou.

O movimento também conta com o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Plínio Valério (PSDB-AM). Omar, que também mantém proximidade com o Planalto, disse que já iniciou conversas para articular votos no Senado. Plínio afirmou que votará pela derrubada e pedirá apoio de colegas. A BR-319, construída na década de 1970, é considerada estratégica para integrar a Região Norte ao restante do país, mas enfrenta entraves ambientais e jurídicos para sua recuperação total.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *