Câmara pede a suspensão de cinco deputados após protesto

Câmara pede a suspensão de cinco deputados após protesto

Brasil – A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta sexta-feira (8), encaminhar para análise da Corregedoria Parlamentar representações que podem resultar na suspensão de até seis meses de mandato para ao menos cinco parlamentares.

Os pedidos atingem Marcel van Hattem (Novo-RS), Julia Zanatta (PL-SC), Zé Trovão (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS) e Camila Jara (PT-MS). No caso de Camila, a representação foi apresentada pelo PL, que a acusa de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante as discussões.

A medida foi tomada após o grupo se recusar a deixar as cadeiras da Mesa Diretora e a presidência da Casa, ocupadas de forma simbólica na quarta-feira (6) durante a retomada das sessões. A ação fez parte da mobilização de deputados da oposição bolsonarista, que obstruíam os trabalhos em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, na segunda-feira (4).

Os manifestantes exigiam a votação imediata de três propostas: anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, fim do foro privilegiado e abertura de processo de impeachment contra Moraes.

A decisão da Mesa, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB), segue precedentes como os dos deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG), já suspensos por três meses em situações anteriores. A Corregedoria deverá decidir nos próximos dias sobre a aplicação ou não das punições.

:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *