Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após mais de um mês foragida

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após mais de um mês foragida

Brasil – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29), em Roma, na Itália, após ter sido localizada pelas autoridades locais. A prisão ocorre em cumprimento a uma ordem definitiva expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 7 de junho.

A decisão determina que a parlamentar cumpra, de forma imediata, pena de 10 anos de prisão em regime fechado, pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O caso ganhou novo impulso nas últimas horas após o deputado italiano Angelo Bonelli divulgar, por meio das redes sociais, que havia descoberto o paradeiro da brasileira. “Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polizia está identificando Zambelli”, escreveu ele no X (antigo Twitter). Pouco depois, a prisão foi confirmada por autoridades italianas.

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF não apenas à pena de prisão, mas também à perda do mandato parlamentar e ao pagamento de multa de R$ 2 milhões por danos materiais e morais. As investigações apontaram que ela utilizou sua estrutura de gabinete para facilitar a invasão ao sistema do CNJ, com a inserção de documentos falsos, ação interpretada como uma tentativa de coagir ministros da Suprema Corte.

O hacker Walter Delgatti Neto, que teria executado o ataque a mando de Zambelli, também foi condenado: 8 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, e responsabilização solidária no pagamento da multa. Tanto Zambelli quanto Delgatti foram declarados inelegíveis por oito anos a partir da data da condenação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *