Mundo – O presidente norte-americano Donald Trump enviou uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (17), na qual expressa apoio pessoal e condena o que chamou de “tratamento terrível” ao aliado político, investigado por tentativa de golpe de Estado no Brasil.
No documento, Trump afirmou que Bolsonaro enfrenta um sistema “injusto” e defendeu o fim imediato de seu julgamento. “Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente!”, escreveu o republicano, que também exaltou a popularidade do ex-presidente brasileiro.
A carta reforça a ligação entre a imposição de uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, anunciada no último dia 9, e o cenário político envolvendo Bolsonaro. Trump não apenas confirmou que a decisão tem caráter retaliatório, como classificou o atual governo brasileiro como autoritário.
“Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, afirmou Trump.
A correspondência intensifica a retórica do líder norte-americano contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem acusa de perseguir adversários políticos e ameaçar a liberdade de expressão. A carta também cita preocupações semelhantes dentro dos próprios Estados Unidos.

Tensão crescente
A mensagem enviada a Bolsonaro ocorre poucos dias após o presidente Lula conceder uma entrevista à CNN Internacional, na qual reagiu com firmeza às críticas de Trump e defendeu a soberania do Brasil nas decisões políticas e comerciais. Lula também reforçou o papel do país no Brics e disse que o Brasil não será refém de nenhuma potência estrangeira.
Trump sob cuidados médicos
Enquanto eleva o tom contra o governo brasileiro, Donald Trump também enfrenta questões de saúde. Nesta quinta-feira (17), a Casa Branca informou que o presidente foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica — condição que dificulta o retorno do sangue das pernas ao coração.
Segundo a porta-voz Karoline Leavitt, a enfermidade é considerada comum e benigna. Exames clínicos não indicaram trombose ou outras doenças graves, e Trump permanece com o quadro de saúde “excelente”, de acordo com o governo norte-americano.
Leave a Reply