Brasília (DF) – Uma entrevista do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, concedida à TV BRICS em 2024, afirmando que foi o presidente Lula (PT) quem iniciou o debate sobre a criação de um sistema de pagamento alternativo ao dólar no bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, voltou a viralizar após o presidente dos EUA, Donald Trump anunciar a taxação de 50% de todos os produtos brasileiros. Segundo Lavrov, a proposta foi apresentada por Lula durante a cúpula do BRICS realizada em Joanesburgo, em agosto do ano passado.
“Foi o presidente Lula da Silva, na cúpula do Brics em Joanesburgo, no ano passado, que iniciou o debate trabalhado pela presidência russa sobre sistemas de pagamento alternativos”, declarou Lavrov à emissora. O chanceler russo ressaltou que houve avanços no tema e demonstrou expectativa em relação à continuidade das discussões.
Segundo o ministro, o bloco já teve progresso, mas é preciso haver mecanismos prontos para serem usados. “Não tenho dúvidas de que nossos colegas brasileiros dedicarão o máximo de energia a essa questão”, afirmou um mês antes do Brasil assumir a presidência do bloco. O Brasil assumiu pela quarta vez no dia (1º) de janeiro a presidência rotativa do Brics.

Pressão dos EUA contra desdolarização
A proposta de criação de uma moeda dos BRICS ou de um sistema de pagamento alternativo voltou à pauta na cúpula do bloco deste ano, gerando reação imediata do presidente americano Donald Trump. Em declaração dura, Trump ameaçou impor tarifas de 100% aos países do BRICS caso adotassem qualquer outro sistema de pagamento que não fosse baseado no dólar americano.
“A ideia de que os países do BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto nós assistimos, acabou. Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do BRICS, nem apoiem nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou então enfrentarão tarifas de 100% e deverão se preparar para dizer adeus à venda de produtos para a maravilhosa economia americana”, afirmou Trump.
Posteriormente, o presidente americano também ameaçou países que apoiassem as “políticas anti-americanas” do BRICS com tarifas adicionais de 10%.
Em resposta aos ataques de Trump, o presidente Lula reafirmou a soberania do Brasil e dos países do bloco. “Nós somos países soberanos. Não aceitamos intromissão de quem quer que seja”, disse Lula em publicação nas redes sociais.
Leave a Reply