Zambelli faz vakinha para pagar multa milionária após condenação por invasão ao site do CNJ

Zambelli faz vakinha para pagar multa milionária após condenação por invasão ao site do CNJ

Brasília (DF) – A deputada federal Carla Zambelli (PL) divulgou um vídeo nesta segunda-feira (19), para pedir dinheiro após ser multada em R$ 2 milhões em danos morais coletivos, valor que deverá ser dividido com hacker Walter Delgatti — ambos condenados por unanimidade pelo supremo Tribunal Federal (STF) pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023.

Dizendo estar de “coração apertado”, a deputada disse ter sido condenada sem ter cometido crime, mas por “lutar pelas liberdades” que acredita. “Antes mesmo do fim do processo, a Justiça já pode exigir esse pagamento — e eu não tenho como arcar sozinha com isso”, disse Zambelli.

Na condenação pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, obtida com os votos do relator do caso, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia, Zambelli, a deputada também deve cumprir pena de 10 anos de prisão.

Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Zambelli lançou uma campanha para receber PIX, que segundo a deputada, será para custear a multa aplicada. “Se você acredita na minha luta, se entende que o que está em jogo é muito maior do que uma condenação injusta, me ajude”, concluiu.

Zambelli tem usado uma foto de perfil, uma imagem gerada por inteligência artificial que a retrata como Joana d’Arc. A escolha não é aleatória: Joana d’Arc é lembrada como uma heroína que enfrentou o poder dominante com coragem, mesmo sendo julgada e condenada por heresia a morrer na fogueira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *